Presentes e necessários em nossas vidas, os hospitais muitas vezes não são observados com a devida atenção durante a correria do dia a dia. Muitos deles são pontos centrais na história das cidades da região, como a Santa Casa de Misericórdia de Santos e a Beneficência Portuguesa de Santos.
Em Santos, o primeiro hospital foi fundado por Bráz Cubas, em 1545, quando a cidade ainda era o povoado de Enguaguaçu. Chamado de “Hospital de todos os Santos”, seu nome deu origem ao da cidade, e posteriormente, tornou-se a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1945.
Em 1859, um grupo de portugueses uniu-se para fundar uma instituição que desse amparo aos imigrantes portugueses e suas famílias, surgindo a Sociedade Portuguesa de Beneficência.
O projeto de construção do primeiro hospital da SPB surgiu a partir da doação de um terreno de propriedade do português Antônio Ferreira da Silva e sua esposa, Maria Luísa Ferreira da Silva. Localizado no bairro do Paquetá, entre as ruas das Flores (atual Amador Bueno) e do Rosário (hoje João Pessoa). A propriedade ocupava uma área conhecida por “Bexiguentos” porque o local abrigara uma unidade na qual eram recolhidas vítimas de varíola.
Graças à doação do casal Ferreira da Silva, as obras do primeiro hospital da Beneficência Portuguesa foram iniciadas em 12 de abril de 1868. Em virtude de uma série de dificuldades, o hospital só foi inaugurado em 6 de janeiro de 1878, ou seja, 19 anos após a fundação da Sociedade.
Com o crescimento de Santos e de seu porto, o bairro tornou-se inadequado para atendimento aos pacientes e contribuiu para que fosse iniciada uma campanha para a mudança do hospital e consequentemente da sede da Sociedade Portuguesa de Beneficência.
Em 5 de outubro de 1922, foi lançada a pedra fundamental da construção do atual prédio da instituição, na Av. Bernardino de Campos, 47. A inauguração do Hospital Santo Antônio, e sede da instituição nesse novo local, ocorreu em 1º de dezembro de 1926.
Ao longo dos anos, a instituição recebeu visitas de vultos que fazem parte da história nacional e mundial, como Princesa Isabel, Anita Garibaldi, Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
Hoje com cerca de 50 especialidades médicas de alta complexidade, especialmente nas áreas de cirurgia vascular, tórax, urologia, gastroenterológica, cabeça, pescoço e implantação de marca-passo, conferem à Beneficência padrão de referência nacional em vários procedimentos médicos, especialmente no setor de Oncologia. Com certificação de qualidade em vários setores.