A Secretaria de Saúde de Santos abre sábado (8) a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A imunização será oferecida das 8h às 17h em 33 postos, sendo 29 fixos e quatro volantes, distribuídos em diversos pontos da cidade. A ação vai envolver 330 funcionários.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), da Secretaria de Saúde, informa que a população estimada faixa etária que deverá ser vacinada contra a poliomielite é de 20.491 crianças e cerca de 18 mil, estão na faixa etária para vacinação contra o sarampo. A meta é atingir 95% desses grupos.
Quem não puder comparecer a um dos postos no sábado pode se dirigir a uma das unidades básicas de saúde durante a semana, até o dia 28, data de encerramento da campanha, das 8h às 17h. A ação é voltada à atualização da caderneta de vacinação. Nos demais meses do ano as vacinas são aplicadas conforme a indicação no calendário de cada criança.
Poliomielite
Alvo: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias
População: 20.491
Meta: 95%
Sarampo
Alvo: crianças de 1a 4 anos, 11 meses e 29 dias
População: 18.024
Meta: 95%
Sarampo – doença infecciosa com erupção aguda da pele que fica avermelhada, altamente contagiosa, causada por um Paramyxovirus. Caracteriza-se por febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular (erupção aguda generalizada). As complicações incluem pneumonia, otite, laringotraqueobronquite e diarréia.
Poliomielite – também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral.
Foto: Divulgação / Ministério da Saúde