Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, que de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCa), é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras.
‘Outubro Rosa’, uma iniciativa da Sociedade Americana do Câncer (ACS) que se espalhou pelo mundo, tem por objetivo informar, alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. O mês também denominado Mês da Consciência sobre o Câncer de Mama é um período destacado para o tema câncer de mama, desde a década de noventa (anos 1.990), quando o movimento teve início nos Estados Unidos.
O nome da campanha mundial ‘Outubro Rosa’ foi baseado nas ações relacionadas ao Câncer de Mama: a cor do laço rosa simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, de empresas e entidades diversas; o mês de outubro era o período em que várias ações isoladas eram desenvolvidas em diferentes regiões dos Estados Unidos e mês em que o Congresso Americano aprovou o movimento iniciado pela Sociedade Americana do Câncer.
A partir da aprovação do Congresso Americano, o movimento ‘ de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa’ se espalhou pelo mundo. A iniciativa de iluminar monumentos surgiu depois, como mais um adendo para chamar atenção não apenas das mulheres, mas de toda a população.
No Brasil, somente em 2002, a partir do Estado de São Paulo, o ‘Outubro Rosa’ ganhou visibilidade através da iluminação do Mausoléu do Soldado (Obelisco) no Ibirapuera. A partir de então o movimento com luz rosa se espalhou pelo território nacional, tal a importância do tema.
Em Santos, a iluminação rosa de monumentos começou em 2008, iniciativa do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em ação conjunta com a Prefeitura de Santos, iluminando a Fortaleza da Barra. No ano seguinte a ação iluminada ganhou novos prédios atraindo a atenção da população para o tema através da iluminação rosa.
Outubro Rosa ajuda a levar a discussão adiante e ainda contribui para deixar as cidades mais bonitas, através de logradouros públicos e particulares iluminados de rosa, como o prédio estilo neocolonial da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, localizado na Av. Bernardino de Campos, 47, na Vila Belmiro
Desde a Casa Branca, nos EUA até a Torre de Tóquio, no Japão, passando pelo Obelisco em São Paulo, prédio da Prefeitura, Fortaleza da Barra, Pinacoteca, Beneficência Portuguesa e outros prédios de Santos, e de tantos outros espalhados pelo Brasil, o ‘Outubro Rosa’, se tornou importante instrumento para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama, e consequentemente, conscientização pela vida.
Se você leitor, ainda não viu a Beneficência iluminada de rosa pela prevenção e combate ao Câncer de Mama, o tipo mais comum entre as mulheres e que representa, segundo o Instituto Nacional de Câncer, 22% dos novos casos a cada ano, passe pela Av. Bernardino de Campos, no Canal 2, a partir das 19h e aprecie a ação em defesa da saúde e da vida das mulheres de todas as idades e se engaje na campanha cujo objetivo é:
– Alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama;
– Prestar informações sobre a saúde da mama e ressaltar a relevância da mamografia;
– Reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento;
– Contribuir para erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.
(Fotos: Hotelaria/SBP)