Teve início na manhã desta segunda-feira (15), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos postos de saúde municipais.
Na Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Santa Clara, a vacinação para funcionários próprios e terceirizados, e médicos, será realizada na semana de 22 a 26.
O Ministério da Saúde quer imunizar 31,3 milhões de pessoas, ou seja, 80% do público –alvo: idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses até 2 anos e povos indígenas, profissionais da saúde e presidiários.
A vacina aplicada em dose única (exceto para crianças – que tomam duas doses), protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N2, a popular gripe suína; e ainda A (H3N2) e B.
Segundo orientação do Ministério da Saúde, neste ano, os doentes crônicos terão acesso ampliado a todos os postos de saúde. Para isso, é preciso apresentar apenas a prescrição médica no ato da vacinação.
Pacientes já cadastrados em programas de controle de doenças crônicas (quadro abaixo) do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão inscritos. Caso a unidade de saúde que oferece atendimento regular não tenha um posto de vacinação, a pessoa deve solicitar uma prescrição médica. Os pacientes da rede privada ou conveniada também devem ter prescrição médica e apresentá-la nos postos durante a campanha.
Em Santos, idosos acamados poderão ser vacinados em casa, basta providenciar o agendamento até dia 25, pelo telefone 3201-5628, das 9h às12h e das 14h às 16h.
Dia D – No próximo sábado (20), selecionado pelo Ministério da Saúde, como Dia D, postos volantes serão disponibilizados na Baixada Santista, com o objetivo de atender o maior número possível de pessoas.